Na última quarta-feira (5), o Google anunciou um novo atalho no Chrome para celulares, oferecendo acesso direto ao modo IA, permitindo consultas complexas no buscador.
O botão do modo IA fica abaixo da barra de pesquisa na página “Nova Aba” e o Google já liberou o recurso nos EUA. De acordo com a empresa, a expansão para 160 países ocorrerá em breve.
“O novo atalho permite que você faça perguntas mais complexas, de múltiplas partes e se aprofunde ainda mais em um tópico através de perguntas subsequentes e links relevantes”, diz o anúncio.
A novidade é mais uma integração da IA generativa ao navegador do Google. Na versão para desktop, o recurso já está disponível desde março deste ano.
Além disso, o Google pretende evitar que rivais como o ChatGPT e o Perplexity se consolidem no setor de buscas com IA. Portanto, o Google aprimorou a ferramenta no Chrome com novos recursos, contando com a automatização de agentes que fazem reservas em restaurantes e eventos, além de inserir o Canvas para organizar planos de estudo.
Também há a integração do Google Lens no modo IA para celulares, disponível tanto em dispositivos Android quanto em iPhones.
Modo IA no Chrome: Google quer manter domínio no setor de buscas
O Modo IA estará disponível em vários idiomas, incluindo português brasileiro, hindi, indonésio, japonês e coreano, ampliando, assim, o alcance da plataforma. Apesar de não informar a liberação global do novo recurso, o Google destaca que o modo IA estará presente em todos os dispositivos que possuem o Chrome.
Vale ressaltar que o lançamento do modo IA do Chrome em celulares ocorre em um contexto de enorme concorrência entre as big techs, que trabalham para atrais usuários aos seus chatbots de IA.
Por isso, ao integrar a IA diretamente no Chrome em celulares, o Google visa consolidar ainda mais sua posição como o lugar para buscas inteligentes e interativas.
Outro aspecto do lançamento é como o Google quer transformar o Chrome em uma plataforma integrada de produtividade com IA, se adaptando ao momento em que os usuários buscam por soluções de assistência digital.
A empresa também integrou recursos de IA no Google Maps e no Google Finance usando o Gemini. Além disso, conforme o Bloomberg, a Apple pagará US$ 1 bilhão ao Google por um modelo de IA para criar a Siri “inteligente”.
The post Google adiciona Modo IA no Chrome em celulares appeared first on Giz Brasil.