Túmulos de 4 mil anos são descobertos e revelam história dos mortos na China

Um estudo recente de Quanbao Ma, da Universidade de Engenharia Civil e Arquitetura de Pequim, publicado na revista PLOS One, descobriu túmulos espalhados pela China. Eles foram construídos desde a antiga Dinastia Xia (há cerca de 4 mil anos) até os tempos modernos. A distribuição dos locais mostra como as pessoas viveram e morreram durante milhares de anos, revelando mudanças políticas e sociais.

Como os túmulos foram devendados

Para desvendar padrões históricos, os pesquisadores mapearam a localização de tumbas em todo o país. A análise mostrou que tanto as condições econômicas quanto os fatores geográficos foram provavelmente fundamentais na determinação desses locais.

A equipe descobriu que muitos túmulos bem preservados são de eras de estabilidade e prosperidade, como as dinastias Qin-Han e Yuan-Ming-Qing. Por outro lado, períodos de guerras e instabilidade, como a era das Cinco Dinastias, deixaram menos túmulos. Portanto, pesquisadores acreditam que, em tempos de mais riqueza, as pessoas tinham mais oportunidades para se dedicar às práticas funerárias e crenças relacionadas.

Além disso, as tendências populacionais podem ter influenciado na localização das sepulturas. Ou seja, como a guerra era comum no norte da China desde entre o final da dinastia Han Oriental até as dinastias do Norte e Sul, as pessoas migraram para o sul, que concentrou mais túmulos nas regiões meridionais.

Por isso, a região de Chengdu-Chongqing e as Planícies Centrais têm um número maior de túmulos preservados. Segundo os pesquisadores, Chengdu-Chongqing possui terrenos relativamente planos e solo fértil, enquanto as Planícies Centrais têm terrenos planos e abundância de água. Isso teria favorecido o desenvolvimento de antigos assentamentos nessas áreas. Ademais, as regiões são relativamente úmidas, o que provavelmente contribuiu para a preservação dos artefatos nos túmulos.

De acordo com a equipe, os sítios funerários representam uma fonte indispensável de conhecimento sobre o patrimônio cultural. Eles esperam que o estudo forneça bases científicas necessárias para preservar os túmulos no futuro.

The post Túmulos de 4 mil anos são descobertos e revelam história dos mortos na China appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima