Dezenas de pacientes com perda de visão devido a uma degeneração macular relacionada à idade recuperaram parte da visão usando um implante ocular com óculos inteligentes. Um estudo publicado nesta segunda-feira (20) relatou que os pacientes conseguiram enxergar bem o suficiente para completar palavras cruzadas e ler livros.
Os participantes incluíram pessoas a partir de 60 anos com DMRI diagnosticada nos dois olhos e deficiência visual com acuidade visual de pelo menos 1,2 logMAR.
A degeneração não pode ser revertida porque as células no centro da retina dos pacientes morrem. Entretanto, o estudo se concentrou em restaurar parte dessa visão usando um dispositivo de 2 por 2 milímetros com minúsculos painéis solares fotovoltaicos.
Como funcionam os implantes com óculos inteligentes?
No processo, médicos implantaram o dispositivo cirurgicamente sob a retina. Então, os pacientes usavam óculos inteligentes equipados com câmera, que transmitiam imagens ampliadas do mundo para o implante com luz infravermelha próxima. Já o implante pulsava pequenos sinais elétricos no nervo óptico, imitando o funcionamento normal das células da retina.
O estudo começou com 38 pacientes que receberam o implante. 32 deles permaneceram no ensaio clínico por um ano inteiro. Depois disso, 26 dos 32 conseguiam enxergar melhor do que quando começaram, em uma taxa de sucesso de 80%.
Tecnologia recupera visão tem limitações e pertence a parceiro de Elon Musk
Embora os pacientes só consigam enxergar de forma turva e em preto e branco, o trabalho foi considerado “incrível”.
O dispositivo, chamado PRIMA, foi idealizado pelo oftalmologista Daniel Palanker, da Universidade de Stanford, coautor sênior do artigo de pesquisa liderado pelo oftalmologista Frank Holz, da Universidade de Bonn, na Alemanha.
A Science Corporation, startup de bioeletrônica do cofundador da Neuralink, Max Hodak, adquiriu a tecnologia da Pixium Vision no ano passado, tornando-se uma das financiadoras do projeto.
Por fim, leia também no Giz Brasil: Intoxicação por metanol: tecnologia identifica sinais de cegueira precocemente.
The post Empresa cria implante com óculos inteligente capaz de recuperar visão appeared first on Giz Brasil.