A startup americana Starcloud está se preparando para lançar um satélite de demonstração equipado com GPUs H100, da Nvidia. O lançamento, que deve acontecer em meados de novembro, é o pontapé inicial de um projeto ambicioso que prevê a instalação de data centers de IA no espaço.
A empresa, baseada em Redmond, Washington, nos EUA, faz parte do programa Nvidia Inception, que apoia iniciativas promissoras no campo da tecnologia, principalmente, em inteligência artificial.
O Satélite Starcloud-1 tem as dimensões aproximadas de uma geladeira. Ele pesa cerca de 60 Kg e deve “oferecer computação de GPU 100 vezes mais potente do que qualquer operação espacial”.
Data centers no espaço
Segundo Philip Johnston, cofundador e CEO da startup, no espaço será possível obter energia renovável de forma quase ilimitada. Além disso, os custos envolvidos na obtenção dessa energia devem ser significativamente mais baixos do que na superfície terrestre.
“O único custo para o meio ambiente será no lançamento e haverá uma economia de dióxido de carbono de 10 vezes ao longo da vida útil do data center em comparação com o fornecimento de energia terrestre”, afirmou Johnston.
A Nvidia, por outro lado, acredita que os data centers posicionados na órbita terrestre pode ser solução para as questões envolvendo as crescentes demandas de IA, como o alto consumo de energia para o processamento da tecnologia, além da crescente exigência de água potável para resfriamento das instalações.
Para dar conta de resfriar o hardware de última geração, a Stargate aposta em uma solução que parece ter saído de obras de ficção científica. A alternativa em questão é o vácuo do espaço profundo como elemento para garantir dissipação de calor eficiente.
“A emissão de calor residual da radiação infravermelha para o espaço pode conservar recursos hídricos significativos na Terra, já que a água não é necessária para resfriamento. A exposição constante ao Sol em órbita também significa energia solar quase infinita”, diz a Nvidia em comunicado.
Além disso, a startup já tem planos para realizar um novo lançamento no ano que vem. O satélite em questão é o Starcloud-2, que será o primeiro satélite comercial da companhia a orbitar a Terra.
LEIA TAMBÉM:
Samsung inaugura era Android XR com óculos que combinam IA e realidade mista
Brasil tem capacidade de desenvolver tecnologia própria para células a combustível de última geração
The post Nvidia aposta em data center gigante fora da Terra appeared first on Giz Brasil.