A SpaceX pode não ser a empresa escolhida pela NASA para enviar os astronautas da missão Artemis 3 à Lua. De acordo com Sam Duffy, diretor interino da agência, atrasos no desenvolvimento da Starship fizeram a NASA considerar outras opções.
Em 2021, a NASA firmou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a SpaceX para construir um lander para a tripulação da Artemis 3 que viajará para a Lua. No entanto, mudanças no lançamento da missão e pressões internas causaram a reavaliação.
Em entrevista à CNBC na última segunda-feira (20), Sean Duffy afirmou que a SpaceX está “atrasando o processo”. “Eles estão adiando as datas e o presidente [Trump] quer levar os astronautas à Lua ainda neste mandato”, afirmou Duffy.
Além disso, o diretor-interino da NASA revelou que a agência vai expandir o contrato da Artemis 3 para incluir propostas da Blue Origin, rival da SpaceX.
A empresa aeroespacial de Jeff Bezos já possui um contrato com a NASA de US$ 3,4 bilhões para desenvolver o lander da Artemis 5. Agora, conforme os comentários de Sean Duffy, a Blue Origin pode ser uma alternativa à SpaceX para levar os astronautas à Lua pela Artemis 3.
Posteriormente, a NASA confirmou que solicitou à SpaceX e à Blue Origin a apresentação de planos de aceleração para viabilizar o envio dos astronautas da Artemis 3 à Lua.
As empresas devem apresentar os planos até o próximo dia 29 e a NASA também busca ideias de outras empresas para aumentar a frequência de missões lunares.
Contudo, vale ressaltar que os atrasos da Artemis 3 não são exclusivamente culpa da SpaceX. Problemas envolvendo a nave Orion, além de outras sondas e trajes espaciais, bem como tecnologias necessárias, contribuíram para o atraso da missão.
A Artemis 3, cuja previsão inicial de lançamento seria entre 2024 e 2025, agora deve ocorrer em 2028, conforme Sean Duffy.
Musk afirma que só a SpaceX pode levar os astronautas da Artemis 3 à Lua
Obviamente, a reação de Elon Musk não foi das melhores. O dono da SpaceX respondeu aos comentários de Duffy em uma publicação no X, ironizando a Blue Origin.
Segundo Musk, enquanto a Starship realizou 11 voos de teste, “a Blue Origin nunca transportou uma carga sequer, muito menos à Lua”.
Além disso, Musk respondeu a um comentário sobre como a concorrência e a inovação entre empresas são cruciais “para o domínio espacial dos EUA” e para o desenvolvimento do HLS da Artemis 3.
“A concorrência não vai conseguir [criar um lander para a Lua]. A SpaceX se move na velocidade da luz em relação às outras empresas. A Starship vai acabar realizando toda a missão lunar. Gravem minhas palavras”, disse Musk.
They won’t. SpaceX is moving like lightning compared to the rest of the space industry.
Moreover, Starship will end up doing the whole Moon mission. Mark my words.
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2025
Contudo, quem avança muito rápido é a China, que pode levar astronautas à Lua em 2030, superando, talvez, o lançamento dos astronautas da Artemis 3 pela SpaceX.
The post SpaceX pode perder contrato com a NASA para levar astronautas à Lua appeared first on Giz Brasil.