Cogumelo do Super Mario existe na vida real

Em setembro, a franquia “Super Mario” completou 40 anos e o cogumelo vermelho presente em todos os jogos do mascote da Nintendo existe na vida real.

Assim como o personagem principal, cuja inspiração foi o dono do galpão onde a Nintendo dos EUA se instalou, o cogumelo se baseia em uma espécie real.

O super cogumelo, que transforma Mario em uma versão maior e mais forte, se inspira no Amanita muscaria. Shigeru Miyamoto, produtor e diretor do Super Mario Bros, decidiu incluir cogumelos no jogo inspirado pela associação histórica dos fungos com mundos mágicos.

Durante uma entrevista em 2020, Miyamoto comentou sobre as comparações com Walt Disney após “Super Mario” se tornar um fenômeno global, ainda nos anos 1980. Para o desenvolvedor, o cogumelo reflete sua admiração pela capacidade da Disney em criar símbolos duradouros.

Mas, para a imprensa da indústria dos games, os cogumelos são “símbolos duradouros” não somente do jogo da Nintendo, mas de toda a indústria dos videogames.

Cogumelo da vida real tem efeito contrário ao de “Super Mario”

Sobre a versão real do cogumelo que apareceu em setembro de 1985, com o lançamento de “Super Mario Bros.”, cientistas explicam que o fungo é famoso por formar parceria com raízes de árvores.

A espécie ajuda árvores a crescerem, em vez de encanadores italianos. Mas, assim como nos jogos do “Super Mario”, o cogumelo é famoso por sua tampa vermelha e as manchas brancas.

No entanto, há perigos na versão real deste símbolo dos games. O Amanita muscaria possui elementos alucinógenos e o gênero Amanita conta com centenas de espécies venenosas.

Aliás, 90% de todas as mortes são pelas espécies venenosas. Curiosamente, existem espécies de outras cores, exceto verdes.

Em “Super Mario”, cogumelos verdes concedem uma vida extra ao personagem, mas, na vida real, não existe essa chance. Por fim, vale lembrar que o símbolo de “Super Mario” inspirou o primeiro emoji de cogumelo lançado em 2015.

The post Cogumelo do Super Mario existe na vida real appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima