O bilionário Peter Thiel, cofundador do PayPal, realizou uma série de palestras sobre a chegada do Anticristo, unindo especulação teológica com a defesa do crescimento tecnológico irrestrito.
Os jornais The Washington Post (do bilionário Jeff Bezos) e The Guardian obtiveram vazamentos das gravações da palestra “O Anticristo: Uma Palestra em Quatro Partes”.
De acordo com o Guardian, que detalhou a palestra de Thiel, a retórica do bilionário sobre o Anticristo combinou profecias bíblicas, filosofia e teoria política.
Além disso, as gravações vazadas mostram que a palestra do bilionário sobre como a burocracia e a decadência moral antagonizam a inovação e a fé teve referências de Tolkien, Stanley Kubrick, “Watchmen” e, até mesmo, “One Piece”.
Thiel, que atualmente comanda a Palantir Technologies e é um ávido apoiador de Donald Trump, realizou a palestra em San Francisco, nos EUA. No primeiro dia, segundo gravações que vazaram, o bilionário da indústria tech afirma que críticos da inteligência artificial são “legionários do Anticristo”.
O bilionário menciona a ativista Greta Thunberg como uma das pessoas que fazem parte dos “legionários do Anticristo”.
Thunberg foi alvo dos comentários de Thiel nas palestras, que ocorreram entre os dias 15 de setembro e 6 de outubro, porque o bilionário entende que o ambientalismo indica uma possível ordem apocalíptica.
O bilionário, além de apontar o ambientalismo como um sinal do Anticristo, também incluiu a regulação digital e uma diretriz de governança global (ONU).
Além de Thunberg, na primeira sessão, no dia 15, Thiel declarou que o pesquisador sobre segurança de IA, Eliezer Yudkowsky, também incorpora essa ameaça. O bilionário se referiu à dupla como “Luditas”, termo do século 19 que atualmente se refere àqueles que se opõem à evolução tecnológica.
“Nos séculos 17 e 18, o Anticristo seria um ‘Doutor Fantástico’ [citando o filme de Stanley Kubrick de 1964], um cientista maluco responsável por criar tudo quanto é tipo de ciência maligna. Atualmente, no século 21, o Anticristo é um ‘ludita’ que quer combater toda a ciência”, afirmou Thiel.
Bilionário cita principais candidatos a “Anticristo da tecnologia”
O bilionário afirmou que o Anticristo ganhará poder ao explorar o medo que a humanidade tem sobre ciência e tecnologia. Conforme as gravações, Thiel soltou alertas constantes sobre o “Armageddon” para justificar o controle sobre a inovação tecnológica.
“Críticos da IA e da ciência moderna são o reflexo deste padrão de comportamento [do Anticristo] ao demandar restrições que geram estagnação. O Anticristo chega ao poder ao falar constantemente sobre o Armageddon e sobre rumores de guerras. Te amedrontando de modo a obter controle sobre a tecnologia”, afirmou o fundador de uma das principais empresas que financia a guerra em Gaza.
As falas do bilionário, segundo o próprio, são um retrato da regulação da IA e da tecnologia como parte de uma batalha apocalíptica entre a inovação e o totalitarismo.
Sobre os possíveis representantes do Anticristo na Terra, o bilionário citou Bill Gates, que considera uma “pessoa extremamente horrível”, Marc Andreessen, que foi parceiro de Thiel em vários investimentos, e o filósofo Nick Bostrom.
Elon Musk, que também foi parceiro de Thiel no PayPal, recebeu elogios do bilionário, embora “precise abandonar causas que apoiem ONGs de esquerda”.
Falando em ONGs, quem organizou o evento do bilionário foi a ACTS 17, ONG cristã com o objetivo de inserir valores cristãos na indústria tech.
No último dia da palestra, manifestantes apresentaram cartazes que afirmavam que o Anticristo era, na verdade, o bilionário cofundador do PayPal.
The post Bilionário fundador do PayPal alerta sobre chegada do Anticristo appeared first on Giz Brasil.