O iOS 26, a maior atualização da história do sistema operacional móvel da Apple, já está disponível para todos os iPhones elegíveis. Como principal diferencial, ele traz uma enorme reformulação visual dentro do conceito “Liquid Glass”, que também está presente nos outros SOs da empresa — iPadOS, WatchOS e etc.
Na prática, o novo conceito substitui a linguagem de design que a empresa vinha utilizando há mais de uma década. Agora, ao invés de ícones planos e minimalistas, o software aposta em fluidez e transparência, para reproduzir as principais características do vidro.
“Um design universal em todas as plataformas, com mais foco no conteúdo e um novo nível de vitalidade sem perder a familiaridade do software Apple”, diz a empresa em seu site oficial.
Quando foi apresentado, durante o WWDC (Worldwide Developers Conference) 2025, a novidade não agradou a todos e, após a liberação dos primeiros testes, a empresa recebeu um feedback bastante misto. Algumas reclamações relacionadas a aspectos como legibilidade, por exemplo, encorajaram a empresa a promover ajustes nos elementos translúcidos para melhorar a experiência.
É possível desligar o Liquid Glass?
O fato é que, até hoje, o novo visual do iOS não é uma unanimidade e muita gente não gostou da brusca mudança no design da interface. Infelizmente, para quem já efetuou a atualização, liberada há algumas semanas, não é possível voltar ao iOS 18 — e muito menos desativar o “Liquid Glass”.
Ainda assim, a Apple oferece possibilidade de suavizar os efeitos de transparência do “Liquid Glass”. O primeiro passo é abrir os “Ajustes” e, em seguida, rolar para baixo e tocar em Acessibilidade. Depois é preciso acessar “Tela” e “Tamanho do Texto”. Por fim, ativar a chave seletora ao lado de “Reduzir Transparência”.
Ao completar este processo (que é bastante simples), as áreas transparentes ficarão com um fundo um pouco mais sólido. Porém, sem descaracterizar o novo conceito visual.
The post iOS 26: é possível desativar o Liquid Glass? appeared first on Giz Brasil.