Turbulência em aviões está piorando — e isso vai ser cada vez mais comum

Causadas por fatores atmosféricos, as turbulências são comuns em voos e não costumam oferecer grandes riscos de segurança a passageiros e tripulantes. Contudo, esses “chacoalhões” repentinos parecem estar se tornando mais frequentes – e a culpa pode ser das mudanças climáticas.

Isso porque o aumento da temperatura do planeta torna as velocidades dos ventos mais voláteis, podendo implicar em turbulências mais severas em céu claro. Esse tipo de turbulência é mais difícil de ser detectada pelos radares, já que não há presença de nuvens.

De acordo com um estudo de 2023 publicado na revista Geophysical Research Letters, em rotas no Atlântico Norte, esse tipo de turbulência foi 55% mais frequente em 2020 do que em 1979. O período coincide com a maior preocupação dos cientistas em relação a alterações do clima na Terra.

Para Paul Williams, cientista atmosférico da Universidade de Reading, na Inglaterra, responsável pela pesquisa, as mudanças climáticas terão impactos significativos nas turbulências aéreas. Ele estima que, entre 2050 e 2080, as mudanças nas correntes de jato devido ao alterações no clima aumentarão em 113% os registros de turbulências de céu limpo na América do Norte e até 181% no Atlântico Norte.

À medida que a Terra acumula mais calor por conta do efeito estufa, a atmosfera e o oceano “se movem continuamente para redistribuir calor pelo planeta”. Isso na tentativa de “compensar desigualdades”, segundo Ricardo de Camargo, professor de Meteorologia da USP, em entrevista à Uol.

No entanto, os cientistas ainda não têm muitas informações sobre a relação entre mudanças climáticas e a aviação.

“Pode-se ter a formação de eventos mais extremos, como frentes frias mais severas, no cenário de mudança climática, logo, pode ter eventos que se tornam mais frequentes”, disse Camargo. “Mas, se pensar na estrutura do jato em altitude, é muito indireta a relação com as mudanças climáticas.”

Embora o Brasil não tenha registros de acidentes graves decorrentes de turbulências, a FAB (Força Aérea Brasileira) defende o uso do cinto de segurança durante todo o voo. Isso porque evita ferimentos em casos de turbulências.

The post Turbulência em aviões está piorando — e isso vai ser cada vez mais comum appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima