A NASA realizou a primeira condução em outro planeta planejada por inteligência artificial. O rover Perseverance executou duas travessias em Marte nos dias 8 e 10 de dezembro de 2025, utilizando pontos de navegação criados por IA generativa. A demonstração foi conduzida pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial americana, em parceria com a Anthropic e seus modelos de IA Claude.
A tecnologia de IA analisou imagens orbitais de alta resolução da câmera HiRISE do Mars Reconnaissance Orbiter e dados de inclinação do terreno para criar pontos de referência para o Perseverance. Anteriormente, essa tarefa era realizada exclusivamente por planejadores humanos da missão.
A iniciativa foi desenvolvida para superar as limitações de comunicação entre Terra e Marte. A distância média de aproximadamente 225 milhões de quilômetros entre os planetas torna impossível a operação remota em tempo real do rover.
Aliás, o Perseverance usou suas câmeras de navegação para capturar sua viagem de duas horas e 30 minutos ao longo da borda da cratera Jezero em 10 de dezembro. Veja:
“Esta demonstração mostra o quanto nossas capacidades avançaram e amplia como exploraremos outros mundos”, destacou o administrador da NASA, Jared Isaacman. “Tecnologias autônomas como esta podem ajudar missões a operar com mais eficiência, responder a terrenos desafiadores e aumentar o retorno científico à medida que a distância da Terra aumenta. É um forte exemplo de equipes aplicando nova tecnologia de forma cuidadosa e responsável em operações reais.”
Durante quase três décadas, as rotas dos rovers marcianos foram planejadas e executadas exclusivamente por “motoristas” humanos. Ou seja, estes especialistas analisavam o terreno e os dados de status. Assim, criando rotas usando pontos de referência geralmente espaçados em no máximo 100 metros, visando evitar possíveis perigos.
Perseverance guiado por IA
Os testes com IA ocorreram durante os dias marcianos 1.707 e 1.709 da missão Perseverance, que explora a superfície marciana desde 2021. Durante a demonstração, o rover percorreu 210 metros no primeiro dia e 246 metros dois dias depois.
A fim de garantir a segurança da operação, a equipe de engenharia processou os comandos através do “gêmeo digital” do JPL. Assim, verificando mais de 500 mil variáveis de telemetria antes de enviar as instruções para Marte. Veja:
Vandi Verma, roboticista espacial do JPL, comentou sobre o potencial da tecnologia. “Os elementos fundamentais da IA generativa estão mostrando muito potencial para simplificar os pilares da navegação autônoma para condução fora do planeta. Ou seja, percepção (vendo as rochas e ondulações), localização (sabendo onde estamos) e planejamento e controle (decidindo e executando o caminho mais seguro).”
Além disso, a especialista acrescentou: “Estamos nos aproximando de um dia em que a IA generativa e outras ferramentas inteligentes ajudarão nossos rovers de superfície a lidar com conduções em escala quilométrica. Minimizando assim a carga de trabalho do operador, e sinalizarão características interessantes da superfície para nossa equipe científica, examinando enormes volumes de imagens do rover.”
Matt Wallace, gerente do Escritório de Sistemas de Exploração do JPL, complementou: “Imagine sistemas inteligentes não apenas no solo na Terra, mas também em aplicações de ponta em nossos rovers, helicópteros, drones e outros elementos de superfície treinados com a sabedoria coletiva de nossos engenheiros, cientistas e astronautas da NASA. Essa é a tecnologia transformadora de que precisamos para estabelecer a infraestrutura e os sistemas necessários para uma presença humana permanente na Lua e levar os EUA a Marte e além.”
Futuro da tecnologia
A NASA planeja continuar desenvolvendo e aprimorando a tecnologia para futuras missões espaciais, potencialmente expandindo seu uso para outros rovers e veículos de exploração. Porém, a agência não divulgou detalhes sobre como essa tecnologia será implementada em futuras missões ou se eventualmente substituirá completamente o planejamento humano de rotas.
The post NASA usa IA para guiar rover Perseverance em Marte pela 1ª vez appeared first on Giz Brasil.