Quatro astronautas da missão Crew-11 retornarão à Terra em 15 de janeiro devido a uma condição médica que afeta um dos tripulantes na ISS (Estação Espacial Internacional). A NASA anunciou no último fim de semana o encurtamento da missão em mais de um mês. A evacuação dos astronautas está programada para iniciar na próxima quarta-feira (14) à noite.
De acordo com o SpaceNews, a amerissagem ocorrerá na madrugada de 15 de janeiro, na costa da Califórnia, nos EUA. A agência espacial tomou esta decisão após avaliar um problema de saúde ocorrido em 7 de janeiro, embora não tenha identificado qual membro da tripulação foi afetado nem revelado detalhes sobre sua condição.
Por outro lado, durante coletiva de imprensa realizada em 8 de janeiro, o administrador da NASA, Jared Isaacman, explicou a evacuação dos astronautas: “Esta foi uma condição médica séria. É por isso que estamos seguindo este caminho. O tripulante está estável, como mencionamos, e não estamos optando por uma desorbitação de emergência.”
Crew-11
Imagem: NASA/Divulgação
A tripulação da Crew-11 é composta pelos astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke, pelo astronauta da JAXA Kimiya Yui e pelo cosmonauta da Roscosmos Oleg Platonov. Todos retornarão seguindo procedimentos padrão, apesar da antecipação do cronograma original.
Amit Kshatriya, Administrador Associado da NASA, destacou o caráter inédito da situação: “Esta é a primeira vez que fizemos uma evacuação médica controlada do veículo. No entanto, os procedimentos que estamos usando para preparar isso são procedimentos normais.”
Porém, a agência espacial informou que o problema médico não está relacionado às operações da Estação Espacial Internacional, incluindo os preparativos para uma caminhada espacial que estava agendada para 8 de janeiro.
J.D. Polk, diretor médico da NASA, explicou que a dificuldade está na realização de diagnósticos completos em ambiente de microgravidade com os equipamentos disponíveis na estação. “O melhor lugar para completar essa avaliação é no solo, onde temos o conjunto completo de equipamentos de testes médicos”, afirmou.
“Estamos todos bem”
O astronauta Mike Fincke manifestou-se sobre o assunto em 11 de janeiro, através de publicação nas redes sociais. “Primeiro e mais importante, estamos todos bem. Todos a bordo estão estáveis, seguros e bem cuidados. Esta foi uma decisão deliberada para permitir que as avaliações médicas corretas aconteçam no solo, onde existe toda a capacidade de diagnóstico. É a decisão certa, mesmo que seja um pouco agridoce.”
Além disso, em sua mensagem, Fincke também reconheceu o trabalho das equipes de apoio. “Médicos de voo, engenheiros, gerentes e equipes de suporte se uniram rápida e profissionalmente para traçar o melhor caminho a seguir. As equipes de solo, em centros de controle de missão e organizações parceiras em todo o mundo, têm sido extraordinárias.”
Por fim, a publicação incluía uma foto dos quatro membros da Crew-11 em seus trajes espaciais. Aliás, Fincke descreveu a situação como “um passo normal e metódico para se preparar para voltar para casa. E um lembrete de que esta decisão foi tomada com calma e cuidado, com as pessoas no centro.”
The post “Condição médica séria”: NASA agenda evacuação de astronautas da ISS appeared first on Giz Brasil.
