Fabricantes de tecnologia apresentaram os primeiros roteadores e chips Wi-Fi 8 na Consumer Electronics Show (CES) 2026, em Las Vegas, nos EUA. O lançamento dos dispositivos está previsto para este ano, apenas dois anos após a introdução do Wi-Fi 7 no mercado. Asus, Broadcom e MediaTek estão entre as empresas que exibiram produtos com a nova tecnologia durante o evento.
Em vez de focar apenas no aumento de velocidade, o Wi-Fi 8 prioriza a estabilidade da conexão. A tecnologia mantém as altas velocidades e a largura de banda já oferecidas pelo Wi-Fi 7, porém adiciona maior eficiência energética, capacidade de transferência de dados superior e comunicação aprimorada entre dispositivos.
Isso porque os fabricantes estão apostando em melhorias significativas na experiência do usuário. Um dos principais benefícios do novo padrão é a manutenção de conexões rápidas e estáveis quando os usuários movem seus dispositivos ou os afastam do roteador. Dessa forma, os usuários do Wi-Fi 8 experimentarão menos interrupções ou congelamentos. Além disso, terão melhor desempenho em streaming e jogos.
Novos designs e conceitos
A Asus mudou radicalmente o design de seus roteadores. Ela abandonou o modelo com múltiplas antenas do ano passado para apresentar o ROG NeoCore. Ele é um conceito de roteador Wi-Fi 8 sem antenas visíveis. O protótipo mostrado a Sean Hollister, do The Verge, tem formato poliédrico semelhante a um dado de 20 lados com a parte inferior oca.
De acordo com a Asus, o modelo final oferecerá as mesmas velocidades do Wi-Fi 7, mas com maior capacidade de transferência e menor latência, permitindo movimentar mais dados com menos congestionamentos e atrasos.
Chips e componentes para a nova tecnologia
A Broadcom também anunciou equipamentos Wi-Fi 8 na CES, incluindo o APU BCM4918 e dois novos rádios de banda dupla, o BCM6714 e o BCM6719. Todos os três dispositivos são destinados a alimentar roteadores Wi-Fi 8 residenciais e gateways de provedores de serviços.
Por sua vez, a MediaTek apresentou sua família de chips Wi-Fi 8, Filogic 8000. De acordo com a empresa, ele alimentará “dispositivos premium e topo de linha que aproveitam a tecnologia Wi-Fi 8”, desde pontos de acesso empresariais até smartphones, notebooks, TVs e dispositivos domésticos inteligentes. A empresa deve lançar os primeiros equipamentos com chip Filogic 8000 ainda este ano.
Estes lançamentos ocorrem apenas alguns meses após a TP-Link ter demonstrado a primeira conexão protótipo Wi-Fi 8 em outubro. A rápida evolução das tecnologias de conectividade sem fio mostra que o Wi-Fi 8 está surgindo logo após a introdução do Wi-Fi 7.
Padrão ainda não finalizado
Porém, apesar do avanço das marcas com o Wi-Fi 8, a especificação oficial IEEE 802.11bn ainda não foi finalizada. O cronograma atual do IEEE prevê que o padrão Wi-Fi 8 não será ratificado até meados ou final de 2028. Mesmo assim, a Asus afirma que seus primeiros roteadores Wi-Fi 8 estão programados para lançamento este ano.
O hardware inicial seria baseado em uma versão preliminar da especificação. Além disso, provavelmente precisaria de uma atualização de firmware no futuro para se adequar à especificação final.
“O que você está vendo na CES em torno do Wi-Fi 8 reflete o entusiasmo da indústria pela próxima geração de Wi-Fi,” disse Kevin Robinson, CEO da organização sem fins lucrativos Wi-Fi Alliance. “A Wi-Fi Alliance está nos estágios iniciais de seleção dos recursos do Wi-Fi 8, e é comum que o ecossistema Wi-Fi comece seu trabalho em silício, designs de referência, desenvolvimento inicial de produtos e prévias de tecnologia antes da disponibilidade da certificação Wi-Fi.”
The post Wi-Fi 8 já deu as caras na CES 2026 appeared first on Giz Brasil.