A Razer lançou uma versão atualizada do Project Ava, um assistente virtual holográfico voltado para o público gamer, durante a CES 2026. O dispositivo, um holograma animado de 14 cm, fica na mesa do usuário e é capaz de interagir com jogos eletrônicos. A tecnologia apareceu pela primeira vez na edição do ano passado da feira. Mas agora retorna em formato compacto, diferenciando-se de outros hologramas de personagens de animados por ser menor.
O assistente holográfico da Razer possui recursos de interatividade avançados. Segundo a empresa, o Project Ava possui “movimentos naturais, rastreamento ocular, expressões faciais e sincronização labial para uma interação envolvente”.
Personagens disponíveis e especificações técnicas
O Project Ava oferece dois personagens principais no lançamento: Kira, uma personagem feminina de anime com vestido verde e meias pretas, e Zane, um personagem masculino musculoso com tatuagens de cobra. A Razer planeja adicionar outros avatares futuramente, incluindo o jogador profissional Faker e uma opção não-humanóide em forma de esfera luminosa.
A ideia é posicionar o dispositivo na mesa dos usuário. Ele também possui câmeras integradas que permitem acesso à webcam do computador. Isso possibilita que o assistente observe tanto o usuário quanto o conteúdo exibido na tela. Além disso, o holograma possui microfones de matriz dupla e pode ser ativado através de um botão personalizado.
Nas demonstrações realizadas na CES, o sistema estava configurado para utilizar o modelo de IA Grok, da xAI de Elon Musk. A empresa afirma que o dispositivo tem compatibilidade com diferentes modelos de inteligência artificial.
Desempenho durante demonstrações
Durante os testes na CES em 6 de janeiro de 2026, o assistente virtual apresentou resultados mistos. De acordo com o portal The Verge, em uma demonstração com o jogo “Battlefield 6“, Kira conseguiu identificar genericamente uma arma, afirmando: “Você está usando um rifle de assalto com mira telescópica na sua luva bege”.
No entanto, quando questionada sobre o modelo específico, o assistente não conseguiu fornecer a informação. A publicação ainda afirmou que a interação com o assistente sofreu com imprevistos e interrupções com frases aparentemente programadas, sem relação direta com o contexto do jogo. Além disso, o assistente fez comentários sobre situações que não estavam ocorrendo.
Disponibilidade e preço
A Razer não divulgou informações sobre o preço final do produto nem a data exata de disponibilidade para o público. A empresa também não forneceu detalhes sobre requisitos de sistema ou compatibilidade com plataformas específicas. Apesar disso, já está aceitando reservas por US$ 20 e planeja lançar a versão para desktop do avatar Ava até o final de 2026.
A empresa promove sua presença na CES com o slogan “O futuro dos jogos é a IA”. Isso é arriscado, especialmente em um momento de muitas críticas da comunidade em relação à implementação de inteligência artificial nos games.
The post Holograma com IA da Razer viraliza na CES 2026 appeared first on Giz Brasil.