A empresa de tecnologia para saúde Vivoo apresentou o FlowPad, um absorvente menstrual que também funciona como teste hormonal doméstico. O lançamento ocorreu nesta semana durante a feira de tecnologia CES 2026, nos EUA. O produto, com preço estimado entre US$ 4 e US$ 5 por unidade, permite que usuárias monitorem os níveis do hormônio folículo-estimulante (FSH) diretamente através do sangue menstrual.
O FlowPad integra tecnologia de detecção hormonal em um produto de higiene feminina de uso regular. Esta inovação se alinha à tendência atual de empresas que desenvolvem análises baseadas em fluidos corporais como sangue, urina, suor e saliva para monitoramento da saúde. De acordo com o The Verge, o dispositivo representa um avanço significativo na área de tecnologia para saúde feminina. Isso porque ele combina praticidade com monitoramento hormonal.
Miray Tayfun, CEO e cofundadora da Vivoo, explicou como o produto evoluiu a partir de um conceito anterior: “Começamos com um absorvente interno para calcinha que mudava de cor com a secreção vaginal. Isso evoluiu para um absorvente menstrual com canais microfluídicos que capturam o sangue, e sob o absorvente, há uma janela que mostra seus níveis de FSH.”
A principal vantagem do FlowPad é utilizar um produto que pessoas menstruantes já incorporam em sua rotina. O público-alvo inclui principalmente mulheres interessadas em acompanhar sua fertilidade ou identificar alterações hormonais relacionadas à menopausa.
Desafios técnicos e solução inovadora
Para desenvolver o produto, a equipe da Vivoo precisou superar obstáculos técnicos relacionados à rápida secagem do sangue, problema comum em testes sanguíneos caseiros. A solução encontrada foi criar uma estrutura de duas camadas no absorvente: a “camada de captura capilar”, que atrai o sangue e filtra partículas, e a “camada de reação de biomarcadores”, que contém reagentes estabilizados para detectar os níveis de FSH.
Embora o FlowPad deva ser comercializado em diversos países, a empresa ainda não divulgou detalhes sobre quando o produto estará disponível para venda em larga escala ou quais mercados serão atendidos inicialmente.
Importância do FSH para a saúde reprodutiva
O hormônio folículo-estimulante desempenha papel fundamental no desenvolvimento sexual e na fertilidade. Em mulheres que menstruam, o FSH controla o ciclo menstrual, estimula o crescimento dos óvulos nos ovários e os prepara para a ovulação. Nos homens, este hormônio regula a produção e a qualidade do esperma. Em crianças, os níveis de FSH permanecem baixos até o início da puberdade.
O teste de FSH é utilizado para diagnosticar diversas condições relacionadas à fertilidade e ao sistema reprodutivo. Para mulheres, pode determinar causas de infertilidade, verificar condições que afetam o funcionamento dos ovários, identificar razões para ciclos menstruais irregulares ou interrompidos, descobrir o período mais propício para engravidar e confirmar o início da menopausa ou perimenopausa.
A menopausa ocorre quando os ovários param de produzir certos hormônios e os períodos menstruais cessam por 12 meses consecutivos, geralmente aos 50 anos. A perimenopausa, fase que antecede a menopausa, normalmente inicia por volta dos 45 anos.
Aplicações do teste em diferentes grupos
Em homens, o teste de FSH auxilia na investigação de causas de infertilidade, baixa contagem de espermatozoides e condições médicas que afetam os testículos.
Para crianças e adolescentes, o teste é utilizado para determinar se algum distúrbio médico está causando puberdade precoce (antes dos 8 anos em meninas e 9 anos em meninos) ou tardia (ausência de sinais de desenvolvimento sexual aos 13 anos em meninas e 14 anos em meninos).
Além disso, de acordo com especialistas, algumas das aplicações do teste FSH em mulheres incluem:
- “Ajuda a encontre a causa da infertilidade”
- “Verifique se há condições médicas que afetam a forma como os ovários funcionam”
- “Encontre o motivo de períodos menstruais irregulares ou interrompidos em mulheres em idade fértil”.
The post Startup quer transformar o absorvente em “laboratório doméstico” appeared first on Giz Brasil.